Na última terça-feira, 15, a comunidade de Serra do Machado e região se mobilizou mais uma vez em prol de uma causa nobre: a doação de sangue. A iniciativa foi promovida pela Fundação Pedro Paes Mendonça em parceria com o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), e contou com a participação ativa de dezenas de voluntários.
Com uma estrutura organizada e seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, os doadores foram recebidos calorosamente na Clínica Dona Dudu Mendonça para contribuir com esse gesto solidário que pode salvar até quatro vidas por doação.
A gestora de Saúde da FPPM, Zaíra Monteiro, destacou a importância de iniciativas assim para garantir o abastecimento dos bancos de sangue. “Nós sabemos que a doação é um ato de amor ao próximo. Campanhas como essa são essenciais para sensibilizar a comunidade, manter os estoques em níveis adequados e garantir que tenhamos sangue disponível para quem mais precisa, seja em casos de emergência, cirurgias ou tratamentos de saúde prolongados.”
Durante a segunda campanha de doação promovida pela Fundação, alcançamos números significativos. Ao total, foram:
• 80 pessoas interessadas em doar;
• 63 doadores aptos após a triagem;
• 28 litros de sangue coletados.
Além da doação de sangue, 23 pessoas se cadastraram como voluntários para doação de medula óssea, aumentando as chances de compatibilidade para pacientes em espera por transplantes.