As unidades de ensino da FPPM estão celebrando o sucesso do seu mais recente projeto educacional: “1, 2, 3… Era uma vez”. Voltada para promover a leitura e a inclusão, a iniciativa tem conquistado o coração de alunos e famílias desde o seu lançamento.
A ideia inovadora está em pleno vigor com estudantes da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental, que estão mergulhados na magia das histórias. Semanalmente, eles têm a oportunidade de levar para casa o kit do projeto, que inclui o boneco Tião, carinhosamente confeccionado pela artesã Giselia de Jesus, um livro criteriosamente selecionado pela equipe pedagógica, um caderno de memórias para registrar suas impressões, uma caixa de lápis de cor, além de instruções detalhadas para garantir o máximo aproveitamento. Com o auxílio dos responsáveis, as crianças têm a tarefa de ler, em casa, o livro para a família e para seu novo amigo Tião.
A proposta é simples, mas carrega grandes significados: despertar o interesse pelo universo literário, desenvolver a competência leitora, fortalecer os laços entre famílias e escola, e abordar questões importantes sobre diversidade e inclusão.
“A essência do projeto reflete os valores de diversidade e inclusão que são fundamentais para nossa escola. Foi emocionante ver os alunos da Educação Infantil escolherem o nome ‘Tião’ para todos os bonecos do projeto, mostrando como é importante reconhecer e celebrar nossas diferenças. Em apenas um mês, já notamos um aumento significativo no interesse das crianças pela leitura, o que nos enche de orgulho. Além disso, eles têm nos surpreendido com sugestões criativas para novas atividades literárias. Estamos felizes com o que já conquistamos e ansiosos pelo que está por vir”, afirmou Fabiana de Oliveira, gestora em Educação da FPPM.
Além das atividades semanais, o projeto visa promover mensalmente uma roda de leitura com as famílias na escola. Esses encontros proporcionam momentos de interação e troca de experiências entre pais, responsáveis e educadores, fortalecendo ainda mais a parceria entre família e escola.