Nutrição busca reduzir consumo de industrializados
Um indicador chamou muita atenção das equipes de nutrição e saúde da Fundação: mais de um terço dos estudantes do CEBAPM estavam com a chamada dislipidemia, doença conhecida como gordura no sangue. Em decorrência disso, a Fundação promoveu o projeto ‘Desembale menos e descasque mais’, que visitou os povoados de Serrinha, Esteios, João Ferreira, Fazendinha e a própria Serra do Machado, com o objetivo de levar esclarecimentos sobre a doença e mostrar como o consumo de alimentos balanceados pode ser uma excelente fonte de saúde.
A partir de dinâmicas aplicadas durante as visitas, a comunidade pode conhecer a diferença entre os alimentos naturais e industrializados e como o consumo balanceado contribui para uma vida saudável. “Quando apresentamos o assunto de forma lúdica, mostrando os exemplos do dia a dia, houve uma conscientização das pessoas sobre a importância da mudança de hábitos relacionados à alimentação. O resultado do projeto foi tão positivo, que as famílias aderiram em 100% a possibilidade de produzir uma horta orgânica nos quintais de casa”, ressaltou Viviane Sandes, nutricionista da FPPM, e uma das coordenadoras do projeto.
Segundo Viviane, um outro indicador de resultados do êxito do projeto, está relacionado à qualidade do lanche da manhã que as crianças passaram a levar para a escola. “Antes, era comum observarmos lanches como biscoitos recheados, salgadinhos industrializados e doces em geral. Hoje, as famílias capricham nas frutas”, pontua satisfeita a nutricionista.