Em comemoração ao Dia da Árvore, a equipe Socioambiental mobilizou os moradores da região atendida pela Fundação e realizou um evento ciclístico em prol do Meio Ambiente.
O primeiro Ecobike contou com roda de conversa sobre o significado da data, no Centro Cultural Maria Melânia, e, em seguida, houve pedal até a barragem do Povoado João Ferreira, além do plantio de 28 mudas cedidas pelo Instituto Canto Vivo e o SergipeTec.
A ação também teve o apoio da Prefeitura de Ribeirópolis, que contribuiu preparando o espaço para receber o plantio.
Entre as espécies plantadas, havia mudas de umbaúba, ipê amarelo, aroeira vermelha, pitanga, angico, pau-jangada e pau-brasil.
A atividade chamou atenção por unir o esporte favorito dos moradores à consciência ecológica, deixando todos motivados sobre a necessidade de ter um olhar mais atento sobre as mudanças climáticas e a nossa responsabilidade em agir para diminuir os impactos causados.
“Nossa missão é continuar contribuindo com a regeneração do Meio Ambiente e a manutenção da qualidade de vida da comunidade. O riacho Santa Rita e a barragem do João Ferreira têm sofrido sérias ações de desmatamento, que acarretam na diminuição da quantidade e qualidade da água”, disse a analista ambiental da FPPM, Brisa Corso.
Somente neste ano, a Fundação plantou mais de 100 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em diversas ações. Outra iniciativa que ganha destaque quando o assunto é preservação ambiental é a campanha Troca Sustentável, que oferece à comunidade o descarte adequado de resíduos, como óleo de cozinha, esponja de limpeza e plástico em geral.