Ainda inspirado no mês alusivo à luta pelo respeito e equidade dos direitos das mulheres, o Centro de Educação Básica Auxiliadora Paes Mendonça promoveu um debate sobre a desconstrução da figura feminina nos contos de fadas da Disney.
Inicialmente, os alunos do 9º ano, da Oficina Jovens Protagonistas, sob a condução do professor Rivaldo Andrade, fizeram um breve histórico sobre as principais lutas feministas e, com base na pesquisa realizada, foram convidados a vivenciar um segundo momento da atividade: analisar o enredo dos principais contos de fadas através de ilustrações da artista venezuelana Maria Guadarrama.
Ela resolveu desenhar como seriam os diálogos de princesas da Disney durante sessões de terapia. Batizado de Dr. Pink Giraffe (Dr. Girafa Rosa, em tradução livre), o psicólogo aponta questões curiosas sobre a história de cada uma e faz perguntas sobre algumas decisões um tanto discutíveis das personagens em seus respectivos contos de fada.
“Então… basicamente você mudou tudo o que você é para se encaixar no mundo dele”, resume o Dr. Girafa Rosa à princesa Ariel na ilustração feita por Maria. Protagonista de “A Pequena Sereia”, a personagem abandona toda a vida aquática para viver junto ao príncipe Eric.
“À medida que os alunos iam se deparando com as perguntas presentes nas imagens, eles tinham a oportunidade de questionar a essência dos contos. Aos poucos, foram percebendo a existência de preconceitos, machismo, assédio e até influências da ditadura da beleza, que apontam como deve ser uma princesa ou como deve se comportar uma mulher”, declarou o professor.
Ao final, os alunos foram estimulados a escrever novas frases, em resposta aos questionamentos do Dr. Girafa Rosa. O resultado é uma verdadeira aula de empoderamento e diversidade.
Para estimular a reflexão de outros alunos e funcionários, a atividade está exposta no corredor do CEBAPM.