A campanha de lançamento do novo Manifesto de Sustentabilidade do Grupo JCPM engajou a comunidade na Fundação Pedro Paes Mendonça. Além da comunicação institucional aplicada em todas as áreas de uso comum, e de capacitações com os colaboradores, a comunidade participou de rodas de conversa e de outras iniciativas práticas a fim de conhecer mais sobre os pilares que compõem o Manifesto.
Cooperativa de reciclagem
Uma das atividades desenvolvidas foi a visita de colaboradores da Fundação a uma cooperativa de reciclagem de Itabaiana. O objetivo foi sensibilizá-los sobre a separação correta de resíduos e evidenciar a importância que a mudança de simples hábitos tem na vida da sociedade e do planeta. A expectativa do setor Socioambiental é proporcionar novas visitas com outros grupos de funcionários da FPPM e, futuramente, com moradores da região.
A cooperativa é parceira da Fundação e trata os resíduos produzidos na região e os que são deixados pela comunidade no Ponto de Entrega Voluntária (PEV). No ano passado, apenas com encaminhamento de papel e papelão, embalagens de aerossol e óleo de cozinha usado foi possível, respectivamente, contribuir com o salvamento de 45 árvores; evitar o consumo de 10,5 milhões de litros de água e a emissão de 1 tonelada de carbono na atmosfera; ajudar na produção de 180kg de sabão caseiro; e evitar a poluição de 3,24 milhões de litros de água.
Troca Sustentável
A campanha Troca Sustentável segue criando conexões em prol da preservação do Meio Ambiente. Além de Dona Jô, moradora do povoado Esteios que produz de maneira artesanal o sabão entregue aos participantes da campanha, há um novo parceiro: José Ivan Mendonça, comerciante no povoado Serrinha que acaba de receber da Fundação um coletor de óleo apropriado para armazenar grandes quantidades. Com isso, tudo o que for acumulado será enviado para Dona Jô, que vai transformar em sabão, de modo a impulsionar a comercialização das barras produzidas pela nossa parceria e evitar a contaminação dos afluentes da região.
Desperdiçômetro e atividades na educação
A campanha “Desafio Prato Limpo, Desperdício Zero”, que visa minimizar o desperdício de alimentos nos refeitórios do CEBAPM e do Lar Dona Conceição, conta com a ferramenta do Desperdiçômetro, que foi reformulado e está com visual diferente. A nova placa foi apresentada nas salas de aula e exposta em local de fácil visualização, de modo que todos os alunos e funcionários da Fundação possam vê-la, acompanhar a pesagem do que foi desperdiçado, refletir sobre seus hábitos e, assim, contribuir com o objetivo da campanha.
Os nossos jovens também se debruçaram sobre o tema através de rodas de conversa, jogos, apresentações artísticas, produções audiovisuais, atividades lúdicas, exibição de filmes e documentários, piquenique ecológico, plantios e oficinas.
Vale ressaltar que o Desperdiçômetro foi feito em parceria entre os setores de Nutrição e de Educação.
Oficina de plantio de mudas e de reciclagem
Idosos atendidos pelo Lar Dona Conceição participaram de oficinas de reciclagem e de plantio de mudas e sementes. A iniciativa foi fruto de parceria entre os setores Socioambiental, de Saúde e de Acolhimento da Fundação.
Durante toda a prática, os idosos foram apresentados a todas as etapas que compõem o processo de reprodução das plantas e de reaproveitamento do lixo, além dos princípios básicos da reciclagem e a forma correta de descarte dos resíduos. O encontro discutiu a respeito da preservação do Meio Ambiente de uma maneira lúdica.
Como resultado, o Lar ganhou novas mudas para compor a área verde da instituição, além de trabalhos artísticos com mensagens de conscientização feitos pelos idosos.