Lar usa túnel desinfectante na proteção aos idosos

Acolhimento ao Idoso Saúde e Nutrição

27 julho, 2020

Acolher os idosos da região de Ribeirópolis, no povoado da Serra do Machado, com toda assistência necessária, foi a primeira grande missão da Fundação Pedro Paes Mendonça. Com as portas abertas desde 1989, onde mais de 200 idosos já receberam atendimento, o Lar Dona Conceição precisou mudar sua sistemática de funcionamento para proteger os moradores da Covid-19. O mais novo recurso que está sendo usado na instituição é o túnel desinfectante instalado na entrada e por onde passam todos os colaboradores que precisam transitar no ambiente do lar.

Todas as medidas estão sendo acompanhadas pela consultoria de um infectologista contratado. O investimento no túnel é um reforço à segurança operacional que desde março vem adotando novos protocolos. Uso de máscara e álcool gel, além do distanciamento possível entre os idosos e funcionários tem sido acompanhado com muito rigor. As visitas também foram proibidas e o encontro com familiares passou a ser virtual, com vídeo-chamadas para matar a saudade dos parentes. O acesso ao lar está totalmente proibido e só pode ser feito por quem realmente precisa circular pelos espaços, sobretudo, para realizar os atendimentos.

O túnel mede 3 metros por 1,5 metro de largura e é composto por sistema de filtragem e nebulizadores de alta eficiência que usam produtos com poder desinfectante, como hipoclorito de sódio ou quaternário de amônia, por exemplo. “É um reforço à higienização dos colaboradores. Todos, ao chegar, precisam trocar de roupa e fazer a limpeza completa. O túnel, que é o primeiro contato do colaborador ao entrar no Lar, já faz uma primeira etapa de higienização”, comenta a diretora de Desenvolvimento Social do Grupo, Lucia Pontes.

ATENDIMENTO

O Lar Dona Conceição atende atualmente cerca de 30 idosos que moram no lar e recebem todo tratamento necessário. As atividades de semi-internato, modelo onde o participante passa o dia nas instalações do Lar e dorme na própria residência, foram suspensas neste momento devido à pandemia. Na instituição, todos os idosos têm atendimento médico, nutricional, terapia ocupacional, fisioterapia, moradia com quartos duplos.

Além do Lar, a Fundação atua também com educação integral, saúde na comunidade, atividades culturais e apoio à profissionalização e estudos da juventude, com transporte e bolsas para estudo universitário na capital, Aracaju. A FPPM é mantida pelo Grupo JCPM que atua no setor de shopping center, dos quais dois empreendimentos estão na capital sergipana (RioMar Aracaju e Shopping Jardins).

Você pode gostar