Durante o mês de junho, as áreas de atuação da Fundação se uniram para comemorar o período junino em diferentes ações, que visaram o resgate da cultura, o fortalecimento da economia local e a solidariedade.
No dia 1° de junho, a Educação e a Nutrição fizeram o grito de São João. Enquanto um delicioso café nordestino era servido para alunos e funcionários da instituição, uma animada caravana foi formada para anunciar o retorno dos festejos no Centro de Educação Básica Auxiliadora Paes Mendonça e na Escola São Sebastião.
O grupo percorreu as ruas do município de Ribeirópolis para convidar autoridades locais, líderes comunitários e parceiros da Fundação a participarem da festa, que recebeu o nome “Sergipe é o país do forró e a capital é aqui”.
Realizado no dia 17, para um público de mais de 1.400 pessoas, o evento apresentou o talento dos alunos em belíssimas apresentações de quadrilha, forró balé e teatro. Além de barracas comercializando comidas típicas para arrecadar fundos em prol da formatura do 9º ano, e a inesquecível performance da Quadrilha de Riachuelo “Meu Sertão” – atual campeã do concurso Levanta Poeira da TV Sergipe, que apresentou o espetáculo “A Saga do Pescador”.
“Foi nítida a emoção e alegria dos profissionais da FPPM, estudantes, familiares e convidados com a realização dos festejos. A cada apresentação, nossos estudantes irradiavam orgulho em representar nossas raízes”, declarou a gestora em Educação, Fabiana Oliveira.
Ao total, 150 famílias contribuíram com doações de alimentos não perecíveis direcionados às ações sociais da paróquia.
Já o setor Cultural da Fundação repetiu a parceria de sucesso com o RioMar Aracaju.
De 03 a 23 de junho, a “Quermesse da Serra do Machado e região” levou 16 empreendedores e artesãos, que ocuparam a praça principal do shopping para expor e comercializar delícias da culinária local e diversos artigos em crochê, patchwork, bonecos de pano, laços, ilustrações, confecções, artigos religiosos e itens produzidos a partir de material reciclado.
“Como forma de homenagear as comunidades atendidas pela Fundação e ambientar o espaço da quermesse, trouxemos um pedacinho muito especial da Serra do Machado para o shopping. Foi montada uma réplica da tradicional Paróquia de São Sebastião. Quem conhece a região não deixou de notar a semelhança e registrar”, declarou o gestor de Comunicação e Cultura da FPPM, Zalberto.
Para finalizar as festividades, no dia 22, o Lar Dona Conceição promoveu apresentações da Orquestra Filarmônica e do trio pé de serra, que animaram o tradicional arraiá. Moradores e semi-internos foram convidados para celebrar a data em um ambiente acolhedor com brincadeiras populares e com um cardápio adaptado para as particularidades do público idoso. A diversão foi garantida e o evento contou com tudo que uma boa festança precisa ter.
Para atender às demandas das ações realizadas nos setores da Fundação, a equipe da Nutrição ainda passou por momentos de aperfeiçoamento, com orientações da gestora do setor, Paula Viviane Sandes.
Durante os encontros, foram realizadas oficinas para o compartilhamento de novas receitas, técnicas de reaproveitamento de alimentos, formas de evitar desperdícios e maior entendimento sobre o valor nutricional da culinária regional.