Em virtude do Dia Internacional da Mulher, a Fundação Pedro Paes Mendonça organizou diversas ações ao longo de março para promover mais saúde e bem-estar, e para discutir formas de tornar a sociedade mais justa.
Educação
Os corredores do Centro de Educação Básica Auxiliadora Paes Mendonça recebem a exposição fotográfica “Mulheres que inspiram”, que conta histórias das mulheres da comunidade de Serra do Machado e do mundo que se destacam nas suas áreas de atuação.
A homenagem está aberta para visitação até o dia 31 de março durante o horário de funcionamento da escola.
No dia 08, na quadra da escola, houve a performance da turma de maculelê, composta, de maneira inédita, apenas por alunas. A apresentação ainda contou com a participação especial das integrantes do grupo de capoeira Filhos da África, de Nossa Senhora das Dores, e a demonstração de práticas esportivas das estudantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, de Itabaiana.
Além disso, aconteceu uma roda de conversa com empreendedoras da comunidade que visitaram a unidade escolar para compartilhar um pouco do seu dia a dia e contar como se dividem em diferentes funções.
As ações serviram para as convidadas inspirarem, valorizarem e incentivarem a participação feminina das nossas alunas em todas as áreas.
Saúde da Mulher
Na Clínica Dona Dudu Mendonça, mensagens de empoderamento e informes sobre saúde da mulher estão espalhados no espaço como forma de abordar o tema.
A data também será pauta dos próximos encontros do grupo de saúde mental e do projeto “Menstruação não é tabu”, através da condução da psicóloga Marina Santos Jesus e da enfermeira Fabiola Lima.
Atualmente, o “Menstruação não é tabu” combate a pobreza menstrual na região com a distribuição de absorventes para famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para as residências que possuem meninas em período menstrual e que estejam matriculadas no CEBAPM. A ação também oferece consultas focadas no período menstrual, no ciclo hormonal e na higiene íntima da mulher na nossa unidade de saúde.
Incentivo ao empreendedorismo
Artesãs e empreendedoras atendidas pelo Centro Cultural Maria Melânia vão participar do curso de capacitação “Jornada Empreendedora”, em parceria com o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social, em Aracaju.
A proposta é que, após seis encontros, elas saiam prontas para calcular custos e margem de lucro, além de noções de redes sociais e comportamento empreendedor.
A ação visa impulsionar a economia local e o fortalecer o empreendedorismo feminino.