A Fundação Pedro Paes Mendonça organizou diversas atividades em apoio à campanha de valorização à vida e envolvendo alunos, idosos, colaboradores e moradores da Serra do Machado e região, com foco em saúde mental, bem-estar e conscientização.
No âmbito da educação, o CEBAPM promoveu o “Setembro Amarelo – Mês das Emoções”, com oficinas e dinâmicas sobre “Gerenciar as emoções com sabedoria”, ajudando os estudantes a transformar sentimentos como raiva em ações construtivas. Além disso, foi desenvolvida uma cartilha anti-bullying abordando disciplinas como Português, Projeto de Vida e Educação Tecnológica, com o objetivo de promover um ambiente escolar mais saudável. Outro destaque foi a ação “Pílulas de Vida”, que incluiu intervenções de acolhimento e mensagens motivacionais, incentivando reflexões sobre responsabilidade afetiva e o cuidado com a saúde mental de toda a comunidade escolar.
Na área da saúde, crianças acompanhadas pela Psicologia Infantil da Clínica Dona Dudu Mendonça participaram de um dia de cinema no Shopping Peixoto, em Itabaiana, proporcionando momentos de lazer e sensibilização emocional.
Os idosos do Lar Dona Conceição também participaram de atividades especiais. A “Rádio Dona Dudu”, realizada no jardim da instituição, estimulou a memória afetiva através de música e dança, promovendo bom humor e autoestima. Os idosos também receberam a visita do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Ribeirópolis, estreitando os laços entre os grupos em um encontro animado com música e diversão.
Para encerrar o mês, a 3ª Caminhada Jardim das Emoções reuniu a comunidade em uma caminhada da Clínica Dona Dudu Mendonça até o Povoado Esteios. Neste ano, a caminhada integrou solidariedade e bem-estar, com os participantes doando 1 kg de alimento não perecível para apoiar as ações sociais da Paróquia São Sebastião, recebendo em troca um boné com a mensagem “Tudo vai ficar bem”. A atividade encerrou o mês com um forte simbolismo de união e autocuidado.