Quinta, 13 de junho, noite festiva na Serra do Machado. Comunidade, idosos do Lar Dona Conceição, pessoas colaboradoras da Fundação Pedro Paes Mendonça e representantes de empreendimentos, do Instituto IJCPM, além de parceiros se reuniram com nosso presidente João Carlos Paes Mendonça para festejar 35 anos da Fundação – cuja primeira ação social foi a criação do Lar.
Em 1989, nascia a primeira faísca de uma fogueira que, nos anos seguintes, acalentaria toda uma comunidade. Serra do Machado, terra de Pedro Paes Mendonça e dona Dudu Mendonça, foi o local escolhido para dar início à construção da Fundação. E não poderia ser diferente. Foi neste lugar que o casal fortaleceu a união, teve parte de seus filhos, e iniciou os negócios da família.
O comércio do casal pode até ter expandido e tomado novos horizontes, mas o desejo de ajudar à população de Serra do Machado e região permaneceu firme. E assim, com base no desejo deu seu pai, João Carlos Paes Mendonça deu início à história que ia mudar para sempre o destino da comunidade.
Comemorações
Em celebração aos 35 anos da FPPM e do Lar Dona Conceição, a comunidade local esteve em festa. A comemoração começou no espaço dos idosos que, até hoje, já acolheu 327 pessoas.
João Carlos Paes Mendonça e os convidados foram recebidos pelos representantes do Lar Creuza Loureiro Moutinho e Arthur Felix. Juntos, fizeram uma viagem ao passado e conferiram a linha do tempo que continha fotos e relatos de marcos desses 35 anos.
Ao relembrar todos os momentos, João Carlos fez questão de ressaltar a importância de todo o trabalho que vem desempenhando com a comunidade local.
“Partimos do desejo de servir essa comunidade. Avaliamos quais eram as carências e, inicialmente, encontramos a necessidade de apoio aos idosos. Foi desse ponto que começamos, há 35 anos. E quando vejo esse trabalho realizado aqui, inicialmente com Seu Isaías e hoje com Dona Lúcia Pontes, encho-me de orgulho. Eu faço parte dessa gente, desse povo. Sinto-me extremamente honrado por participar dessa comunidade”, declarou João Carlos Paes Mendonça.
Após o momento especial no Lar, as comemorações seguiram até a quadra do Centro de Educação Básica Auxiliadora Paes Mendonça. Lá, os convidados foram recebidos pela Orquestra Filarmônica Pedro Paes Mendonça, que já acumula mais de duas décadas de história.
Para completar a programação, um grande espetáculo em formato de cordel, com os alunos do Infantil ao 9° ano e bailarinas do Centro Cultural, preencheu a quadra, além das quadrilhas juninas dos idosos residentes e semi-internos do Lar Dona Conceição e outra composta exclusivamente pelas pessoas colaboradoras da Fundação.
Em seguida, houve uma série de homenagens para pessoas colaboradoras que há mais de 20 anos dedicam sua vida à Fundação Pedro Paes Mendonça. Todas foram agraciadas com placas de agradecimento por todos os anos de contribuição à FPPM e à comunidade local.
Outra grande homenagem foi prestada a Seu Isaías de Assis Oliveira, que contribuiu de forma fundamental para a construção de toda essa história. Ele recebeu uma placa especial por ter ajudado a escrever os capítulos iniciais da trajetória do Lar e da Fundação.
Para fechar a programação, João Carlos e os convidados visitaram a feirinha de artesanato e de comidas típicas, montada na frente do evento e composta por produtos de artesãs e jovens atendidos pela FPPM.