Fazer um mundo melhor, mais justo, livre de preconceito e diverso é uma tarefa de todes.
Motivado em tornar isso realidade, o professor Rivaldo Andrade promoveu uma roda de conversa com o 4º e o 5º ano para falar sobre diversidade. Na atividade, o educador apresentou as cores que representam a pele de diversas etnias.
“A proposta foi gerar reflexão e trazer mais representatividade para sala de aula. Acabar com a ideia de que apenas o nude é o único tom de pele e contemplar os diversos tons que temos, inclusive, no CEBAPM”, disse o professor.
Posteriormente, foi realizada uma nova atividade para identificar se a mensagem foi realmente compreendida pelos alunos do 4º ano. Para isso, o professor imprimiu fotos dos mesmos pela metade. Na outra metade, Rivaldo pediu para que os alunos completassem a imagem utilizando lápis de cor.
“Essa é a primeira oportunidade em que sou professor deles no 4º ano. Meu objetivo foi conhecer os alunos, não pelo físico ou fala de outros professores, mas pelo olhar deles. É sobre entender como se enxergam e, a partir disso, perceber que alguns alunos não se identificam com o que são”, disse o educador.
Segundo a avaliação do professor, o resultado foi surpreendente e a atividade serve de diagnóstico para que a metodologia trabalhada possa atender a individualidade de cada um.