O tradicional desfile cívico realizado pelas unidades de ensino da Fundação Pedro Paes Mendonça acontecerá no dia 03 de setembro, a partir das 15h, na frente do CEBAPM. Além de comemorar o Dia da Independência do Brasil, a iniciativa irá retratar a trajetória de desenvolvimento da Serra do Machado e a sua contribuição na trajetória de Ribeirópolis.
A homenagem tem como inspiração o livro “A Serra e o Sonho – uma breve história da Fundação Pedro Paes Mendonça”, de Ivanildo Sampaio, e os costumes da região que deram origem ao grupo JCPM.
Programação
A programação iniciará com o hasteamento das bandeiras sob a apresentação da Orquestra Filarmônica FPPM.
A partir das 15h30, o desfile toma as ruas do povoado de Serra do Machado com a participação da Filarmônica Padre Manoel Araújo, de Ribeirópolis, e da Banda Musical Sagrada Família, de Siriri, que acompanharão os alunos da Escola São Sebastião e do CEBAPM.
O evento também contará com a presença de egressos do CEBAPM, universitários apoiados pela Fundação, jovens assistidos pelo IJCPM Aracaju, artesãs e empreendedoras atendidas pelo Centro Cultural Maria Melânia e idosos acolhidos pelo Lar Dona Conceição.
O desfile revisitará a história do Sr. Pedro Paes Mendonça, que, através de seu filho João Carlos Paes Mendonça, teve o sonho de colaborar com o desenvolvimento local e promover a riqueza cultural da Serra do Machado e região.
Como novidade e forma de incentivar o comércio local, durante todo o evento, na Praça da Igreja São Sebastião, haverá a comercialização de uma grande variedade de produtos manuais confeccionados por produtores apoiados pela Fundação Pedro Paes Mendonça.
O encerramento, realizado com o hasteamento da bandeira, está marcado para as 17h. A expectativa é que o desfile seja reapresentado em dezembro nas festividades dos 90 anos do município.