A campanha Agosto Lilás, com o lema “Feminicídio Zero – Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada” do Ministério das Mulheres, inspirou ações desenvolvidas pela Fundação Pedro Paes Mendonça e envolveu jovens, famílias e idosos da comunidade de Serra do Machado e região para discutir sobre como enfrentar a violência doméstica.
No Centro de Educação Básica Auxiliadora Paes Mendonça, jovens participaram de atividades pedagógicas, seminários e uma roda de conversa com o Centro de Atendimento de Referência à Mulher (CRAM) Ribeirópolis.
Famílias em situação de vulnerabilidade discutiram sobre a importância do tema com a gestora da Clínica Dona Dudu Mendonça, Zaíra Monteiro, no Centro Cultural Maria Melânia. A roda de conversa antecedeu a entrega de cestas básicas ofertadas pela FPPM.
Já os idosos acolhidos pelo Lar Dona Conceição trabalharam o tema durante a tradicional tarde de diversão no forró do CRAS. Esse encontro permitiu que eles obtivessem informações sobre como reconhecer e denunciar casos de violência doméstica.