Prestes a completar 90 anos de atuação e somando 35 anos de iniciativas sociais na Serra do Machado, interior de Sergipe, através da Fundação Pedro Paes Mendonça, o Grupo JCPM volta às suas origens e inaugura o Espaço de Empreendedorismo da Serra do Machado. A abertura aconteceu neste domingo (8), com a presença de João Carlos Paes Mendonça e Auxiliadora, dos netos João, Marcelo e Renato, e da diretoria da JCPM, além de moradores e integrantes da Fundação Pedro Paes Mendonça. Focado em capacitar, estimular e impulsionar o trabalho de pessoas que desenvolvem artesanato e pequenos negócios no território de atuação da FPPM, a casa – que já foi moradia e primeira mercearia da família Paes Mendonça – está ambientada com inspiração na antiga Bodega de Seu Pedro, patriarca da família, em um cenário que mistura o passado e o futuro.
Os visitantes poderão circular por uma antiga mercearia, como as das décadas de 40, e adquirir produtos feitos hoje por microempreendedores. Além da Bodega de Seu Pedro, localizada na entrada principal do imóvel, o Espaço de Empreendedorismo passa a abrigar uma sala de treinamento e outra de projeção. Elas são, respectivamente, a antiga sala da família e o quarto dos filhos, entre eles, do empresário João Carlos Paes Mendonça. A bodega passa a ser a primeira parada das visitas guiadas às ações sociais da Fundação, onde as pessoas poderão marcar horário para serem recebidas pela equipe e pelos empreendedores locais.
No total, 33 microempreendedores são apoiados pelo programa de geração de renda. Além de consultorias para as marcas, uma das principais iniciativas é articular a presença em locais de grande circulação para elevar a comercialização e divulgar o trabalho. Os dois principais shoppings de Aracaju – RioMar Aracaju e Shopping Jardins – são parceiros e abrigam feiras ao longo do ano. Em 2023, somaram cerca de R$ 300 mil em vendas. Emocionado, João Carlos destacou a importância da Serra para a família. “Tenho tanto orgulho da Serra, das minhas origens. A Serra foi meu pai que me pediu para cuidar dessa gente. E eu estou tentando satisfazer o desejo dele. Construir shoppings é ‘fácil’, fazer esse trabalho social exige muita dedicação”.