Dezenas de publicações de autores sergipanos foram entregues nesta segunda (07) pela Academia Sergipana de Letras à Biblioteca da Fundação Pedro Paes Mendonça para enriquecer ainda mais o espaço.
A cerimônia de entrega contou com a presença da Diretora de Relações Institucionais e Desenvolvimento Social do Grupo JCPM, Lúcia Pontes, da Gestora Pedagógica da Fundação Pedro Paes Mendonça, Fabiana Oliveira, e dos estudantes do Centro de Educação Básica Auxiliadora Paes Mendonça.
“A responsabilidade de trabalhar com a educação no nosso país é enorme. Entendemos que esse ato da Academia Sergipana de Letras é de uma generosidade imensurável. Essa doação vai engrandecer nossa biblioteca e é fonte de aprendizado para os jovens da Serra do Machado e para o nosso corpo de professores. É uma grande oportunidade de se debruçarem em cima da produção sergipana, pois se você não conhece o seu lugar, se não valoriza as suas origens, se não reconhece o valor da sua cultura e da sua história, provavelmente não vai se reconhecer como pessoa. Em nome do senhor João Carlos e de toda a equipe da Fundação, só temos que agradecer pela aproximação com a Academia, fundamental para o êxito do nosso trabalho na contribuição com o futuro da população sergipana e brasileira”, disse Lúcia Pontes aos presentes no momento da entrega.
Segundo a equipe pedagógica da FPPM, o material é recebido com entusiasmo pelas unidades de ensino da Fundação e carrega um grande valor simbólico na preservação da cultura do nosso estado.
“Com a visita do doutor Antônio Carlos Sobra Sousa, médico cardiologista, membro da Academia Sergipana de Letras e amigo pessoal do senhor João Carlos, durante a festividade de São Sebastião à biblioteca da Fundação, compartilhei o desejo de aumentar o acervo de livros produzidos na nossa terra. Diante disso, Sousa fez uma campanha de arrecadação junto aos demais membros, apoiada pelo doutor José Anderson Nascimento, presidente da Academia, para que fossem doadas as obras. Os livros cedidos abraçam diversas temáticas, ajudando a ampliar o campo de conhecimento da comunidade escolar. É uma verdadeira celebração à sergipanidade e a riqueza da nossa gente”, disse Fabiana Oliveira.
Sobre a Biblioteca Pedro Paes Mendonça
Além de dispor de um amplo acervo literário para a comunidade atendida pela Fundação Pedro Paes Mendonça, os moradores de Serra do Machado e região fazem uso da biblioteca para acessar à internet gratuitamente, dispor de sala de estudos e receber suporte para cadastro de currículos em seleções de emprego.
No local, frequentemente alunos do Centro de Educação Básica Auxiliadora e da Escola São Sebastião vivenciam atividades pedagógicas de incentivo à leitura e à produção textual. A Biblioteca também tem como característica o uso compartilhado das ações desenvolvidas pelos demais setores da Fundação. Na lista constam: oferta de cursos de inglês, de cuidador de idosos, e de empreendedorismo; grupos de discussão de saúde preventiva; entre outras.
O espaço físico da biblioteca foi, em 1935, onde Pedro Paes Mendonça abriu seu primeiro negócio, uma pequena mercearia, dando início à história de sucesso no nordeste do grupo JCPM.