Uma história de afeto, encontros e acolhimento
Criada para dar melhor qualidade de vida aos moradores da Serra do Machado e de povoados vizinhos (Esteios, Fazendinha, João Ferreira, Serrinha e Ouricuri), em Ribeirópolis, distantes 70 quilômetros da capital de Sergipe, Aracaju, a Fundação Pedro Paes Mendonça teve início em 1989 com a inauguração do Lar Dona Conceição – um local de acolhimento a idosos, com toda estrutura e atendimento necessários.
A ação foi o ponto de partida de uma série de outras iniciativas sociais relevantes que mudaram a face do local, dando novas perspectivas de crescimento, sobretudo, para os mais jovens. Hoje, mais de 100 profissionais trabalham diariamente para atender duas mil pessoas com projetos de Educação, Saúde, Cultura, Juventude, Cidadania e Sustentabilidade.
A origem do nome
Pedro Paes Mendonça foi o patriarca da família Paes Mendonça e fundador do Grupo JCPM. Casado com Dona Dudu e pai de nove filhos, alguns deles nascidos no próprio povoado que abrigou os primeiros negócios da família, sempre quis ajudar os seus conterrâneos. Falecido no final da década de 1970 antes de realizar esse desejo, o filho homem mais velho, João Carlos, assumiu a vontade do pai e, ao lado dos irmãos, iniciou o trabalho social da Fundação.