A unidade de acolhimento aos idosos da Fundação Pedro Paes Mendonça preparou uma verdadeira festa no dia 10 de março em comemoração ao aniversário de 102 anos da sua mais antiga moradora: Maria Alves de Jesus, carinhosamente chamada de Ía.
Filha de Serra do Machado, Ía está no Lar Dona Conceição desde a sua abertura, em 1989.
Segundo a enfermeira da Fundação, Fabiola Lima, a moradora, apesar de ser cadeirante e apresentar sinais de perda de audição e visão provenientes da idade, não tem nenhuma doença diagnosticada, não toma remédios, e faz uso apenas suplementação nutricional.
“Ela é uma inspiração para os demais idosos e para nós funcionários, pois aceita as limitações da idade. Para mim, é um exemplo de vida. Ía participa das atividades físicas de maneira adaptada, tem uma memória ativa, é comunicativa, e está sempre presente nos momentos de atividades religiosas”, declarou Fabiola Lima.
Ía é grande devota de Nossa Senhora Aparecida e seu aniversário contou com a presença de todos os colaboradores do Lar, familiares e amigos da região.
Responsável legal por Ía, a professora Maria Edinelza Oliveira, conta da gratidão que a moradora tem pelo Lar.
“Eu defino com a palavra “amor” a relação que a ela tem com a Fundação. Foi Ía que escolheu ir para o Lar e de lá ela não aceita sair para realizar qualquer tipo de procedimento. Nós notamos o zelo, por parte de todos que fazem o Lar, pelos idosos da nossa comunidade”, disse Maria Edinelza.