Desde o mês de maio, os idosos do Lar Dona Conceição têm acompanhamento da Terapia Ocupacional três vezes por semana.
A profissional contratada, Marcilan Cris de Almeida, integra a equipe multidisciplinar de Saúde da Fundação para realizar atividades motoras, ocupacionais, recreativas e expressivas que proporcionam mais autonomia aos idosos nas atividades diárias, como tomar banho, escovar os dentes, trocar de roupa, alimentar-se, beber água e segurar objetos.
Através do lúdico, a técnica estimula a consciência corporal, as relações sociais e as habilidades cognitivas por meio de oficinas, jogos e exercícios.
“Costumo dizer que é uma ocupação com objetivo. A terapia ocupacional trabalha com atividades previamente planejadas para atender à necessidade de cada paciente. No Lar, inicialmente, fiz uma avaliação de cada morador. As sessões para idosos auxiliam, por exemplo, nos casos comuns em idades avançadas de perda de memória, guiando como fazer listas e utilizar dicas para ajudar a se lembrar de algo. A perda de visão também pode ser aliviada com exercícios para melhorar a habilidade de enxergar, reconhecendo padrões e utilizando outros tipos de percepção do ambiente” disse a terapeuta ocupacional Marcilan Cris de Almeida.
Segundo a profissional, além dos idosos do Lar, o objetivo da Terapia Ocupacional é expandir o campo de atendimento na Fundação. Ela cita que os alunos do Centro de Educação Básica Paes Mendonça e Escola São Sebastião serão os próximos a ser beneficiados com a técnica.
“Comecei a avaliar algumas crianças da escola, principalmente os casos de autismo. Feito o estudo de caso, eu apresento para a equipe escolar e a família um programa de atividades focado nos desafios e necessidades do aluno”, finaliza a terapeuta.