Desde o mês passado, os temas relacionados ao Dia da Consciência Negra vêm sendo trabalhados no Centro de Educação Básica Auxiliadora Paes Mendonça.
Segundo o professor Rivaldo Andrade, responsável pela oficina Jovens Protagonistas, a proposta é promover a reflexão dos alunos e combater o racismo.
Uma das atividades propostas pelo professor é a interpretação das músicas “África”, da MC Soffia, e “O Navio Negreiro”, de Abadá Capoeira.
A partir disso, os alunos cantaram e estudaram o significado das letras e, inspirados pelo conteúdo, produziram cartazes artísticos.
“Ao interpretar as músicas, questiono para meus alunos: o que os navios negreiros traziam da África para o Brasil? A ideia é mostrar que traziam muito mais que sofrimento e injustiça. Trouxeram também arte, fé e resistência. A atividade é um grande convite para que eles conheçam mais sobre a cultura dos povos africanos e a nossa ancestralidade”, disse o professor.
No final do mês, nossos alunos vão apresentar as músicas com ajuda do professor de capoeira Jácio Gomes da Silva Mota. A atividade também virará cartaz para trazer mais conscientização e empoderamento a todos que frequentam a escola.