No mês de outubro, os alunos da oficina “Jovens Protagonistas”, ministrada pelo professor Rivaldo Andrade, foram desafiados a pensar em novas formas de discutir sobre o câncer de mama e a saúde da mulher, e fizeram uma pesquisa a respeito do assunto.
Durante a busca realizada pelos alunos, algo chamou a atenção: o impacto social que a doença causa nas mulheres do Brasil e do mundo. A partir disso, eles elegeram como tema “A mulher negra e maior risco do câncer de mama”, com base no estudo “Jewels in our Genes”, realizado pela Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos .
Segundo este estudo, dados apontam fatores genéticos e sociais que levam as mulheres negras a terem mais chances de desenvolverem o câncer de mama.
“Repensar a educação hoje é de fundamental importância. É preciso colocar os alunos em um novo lugar, o do protagonismo. Nas aulas do CEBAPM estamos sempre comprometidos em fazer isso, buscando com que eles desenvolvam a aprendizagem significativa através da pesquisa e do olhar crítico”, declarou o professor, orgulhoso pelo trabalho do grupo.
Ao final da pesquisa, alunos produziram um cartaz com o resumo de tudo que aprenderam sobre o assunto. O material foi fixado no CEBAPM com o objetivo de sensibilizar ainda mais funcionários, pais e alunos.