Os riscos da água contaminada

Outros

28 fevereiro, 2020

A Fundação Pedro Paes Mendonça (FPPM) tem grandes preocupações com a saúde dos moradores da Serra e de povoados vizinhos. E a qualidade da água consumido é um dos principais caminhos para a qualidade de vida dos moradores. Em 2019 foi realizado um grande debate intitulado de Encontro das Águas, evento que teve como objetivo discutir a saúde do povoado e sensibilizar a população para não consumir esse produto contaminado. Várias ações da Fundação buscam debater os cuidados necessários.

Se em 2019 profissionais como Douglas Bonfim, biólogo do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), professor Paulo Roberto e o médico sanitarista Honório Justino auxiliaram na ampliação dos conhecimentos sobre o assunto, em 2020 será o ano para levar até os moradores práticas simples mas eficazes na purificação da água para consumo. Entre elas, a universalização do uso do filtro de barro, com acompanhamento da Fundação para a total eficácia do método.

E sempre vale lembrar o alerta feito pelo biólogo Douglas Bonfim que participou do evento em 2019. “Muita gente se ilude achando que uma água limpa e saborosa serve para o consumo. Isso não é verdadeiro. Não devemos acreditar que a água é pura apenas pelo seu aspecto. Só podemos qualificá-la após realizarmos análise em um órgão que tenha competência”.

Você pode gostar