A horta orgânica da Fundação Pedro Paes Mendonça (FPPM) foi escolhida como tema por alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Sergipe (UFS) para um trabalho interdisciplinar. O projeto visa promover mudanças nos hábitos de consumo e sensibilizar a comunidade sobre a produção sustentável de alimentos.
Os universitários Ana Beatriz Carvalho, Beatriz Lima, Eloísa Carregosa, Gabriela Amorim, Lúcio Daniel Santana, Marina Alves, Pietra Lins e Stephanie Maria Sales desenvolveram uma campanha que retrata o percurso dos alimentos cultivados na horta da Fundação e seu impacto positivo na comunidade do povoado de Serra do Machado.
O trabalho culminou em um vídeo que mostra não apenas o processo de cultivo, mas também como esses alimentos beneficiam as crianças e os idosos atendidos pela Fundação.
Lúcio Daniel, um dos integrantes da equipe e filho da Serra do Machado, expressou o quanto foi simbólico trazer a Serra e a atuação da Fundação, que fazem parte de sua história, para o desenvolvimento do projeto que une aprendizado acadêmico e responsabilidade social. “Fomos acolhidos por todos os setores da melhor maneira possível. Cada colaborador que nos atendeu fala com orgulho do trabalho que desenvolve aqui. Para mim e para meus colegas, foi gratificante poder contribuir para algo que faz tanta diferença na vida das pessoas da minha comunidade”, afirmou.
Horta Orgânica
Localizada no terreno ao fundo da Bodega de Seu Pedro, a Horta Orgânica da Fundação Pedro Paes Mendonça está em funcionamento desde 2023, com a missão de conscientizar a comunidade sobre o consumo e a produção de orgânicos. Os itens cultivados na horta são utilizados nas preparações dos refeitórios do Lar Dona Conceição e das unidades escolares da Fundação, além de oferecer orientações sobre práticas de plantio sustentável para a comunidade. A horta contribui com mais de 43 mil refeições mensais para colaboradores e assistidos.